Abac prevê alta de 7% a 10% no mercado de consórcios
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) estima um crescimento de 7% a 10% nas vendas de consórcio para 2011, atingindo a marca de 2,15 milhões de novas cotas. O cálculo considera os mercados de veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços.
As vendas de novas cotas de consórcios atingiram 1,74 milhão de unidades entre janeiro e outubro, 6,7% acima do mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
Com isso, o números de participantes do sistema chega a 4 milhões de pessoas no acumulado do ano, indicando alta de 5,5% em relação a um ano antes. Na mesma base de comparação, as contemplações subiram 5,8%, para 822,2 mil. O sistema de consórcios registra um volume de negócios de R$ 50,7 bilhões no acumulado do ano, gerando mais de 50 mil empregos.
O presidente executivo da entidade, Paulo Roberto Rossi afirmou a expectativa de superar a linha de dois milhões de adesões em 2010. Na avaliação da Abac, as perspectivas para o próximo ano apontam os consórcios como alternativa importante na viabilização de vários setores, em razão do crescimento dos seus mercados.