Administradora de consórcios: saiba como funciona
O Banco Central do Brasil, entidade que regulamenta e fiscaliza as atividades das administradoras de consórcios entende que, essas empresas são responsáveis pela formação e administração de grupos de consórcio, atuando como mandatárias de seus interesses e direitos. Um grupo de consórcio conta com prazo de duração e número de cotas previamente determinados em contrato, e que visa a coleta de poupança para permitir aos consorciados a aquisição de bens ou serviços.
As atividades do sistema de consórcios são regulamentadas pela Lei nº 11.795, de 8 outubro de 2008. Portanto, é preciso analisar os produtos e serviços oferecidos por cada administradora. Essa iniciativa, se tomada logo no início da escolha pode garantir a tranquilidade e a segurança dos seus negócios, além da manutenção mais adequada para a sua cota de consórcios.
O sistema de consórcios é sem juros e conta somente com uma taxa de administração, que varia de acordo com cada empresa, modalidade de consórcio e prazo do plano. Por isso, cabe à sua administradora não somente administrar como também, zelar pela saúde financeira de todo o seu grupo. Confira na sequência um vídeo explicativo sobre o sistema no canal exclusivo: