Prédio desaba no RJ: como saber se seu prédio é seguro
Esta semana três prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro. Ainda estão apurando o por que ocorreu a queda. A Defesa Civil pensa inicialmente na possibilidade de falhas nas estruturas no prédio mais alto, fruto de uma má construção. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (Crea-RJ) informou que não há registro da obra que estava sendo realizada em dois andares do edifício.
Mas como saber se uma construção é segura?
Certificar-se de que o imóvel que está comprando foi construído de forma regular é uma segurança para quem vai morar em prédios e imprescindível antes de fechar negócio.
Veja as dicas:
- Verifique se a construtora é idônea. Tire certidões negativas sobre ela, veja se há algum processo contra a empresa.
- Veja com seus próprios olhos: visite construções em andamento e prontas. Fale com outros clientes. Converse com o síndico sobre a qualidade do material empregado e da obra realizada e se os prazos foram cumpridos.
- Verifique se está tudo dentro da lei: certifique-se de que a documentação do terreno está legalizada, se o Crea aprovou o projeto e quem é o engenheiro responsável.
- Confirme na prefeitura se a planta do imóvel foi aprovada e se os dados correspondem aos que os vendedores lhe forneceram.
- Informe-se sobre o regime das obras. Quem é responsável e como são os processos licitatórios se houverem e de onde são comprados os materiais.